sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Reunião do Conselho Comunitário discute eleição e Segurança Pública na região do Bandeira

Na noite desta quinta-feira (02), aconteceu, no Centro Comunitário da Vila Carlota, a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) da região do Bandeira, com o fim de discutir assuntos relacionados à segurança pública e à eleição para presidência do Conselho que acontecerá no próximo dia 20.
Estiveram presentes o presidente do CCS, Tércio Pessoa de Souza, o subcomandante do 10º Batalhão de Polícia Militar major Adilson Alves de Macedo, a comandante da área do bairro Tiradentes, aspirante Paula Tiemy Nogueira, o comandante da área das Moreninhas, aspirante Gustavo Gonçalves Cardoso, o investigador da Polícia Civil do 4º Distrito Policial (DP), Francisco de Melo, entre diversos representantes dos bairros que compõem a região.
Na ocasião foram destacados diversos temas, tais como a necessidade de destinação mais rápida por parte do poder público para prédios que se encontram abandonados e que são comumente ocupados por traficantes e usuários de drogas, assim como a manutenção de terrenos baldios e áreas de pouca iluminação, que geram insegurança entre a população por serem locais onde criminosos costumam agir.
Foi também chamada à atenção para a necessidade de ações cada vez mais incisivas no combate ao tráfico de drogas e no reforço de políticas que visem o tratamento dos usuários de substâncias entorpecentes; realização de rondas policiais cada vez mais constantes em pontos de maior incidência de crimes; e para que sejam ministradas cada vez mais palestras nas escolas e nos centros comunitários abordando assuntos relacionados à segurança, saúde, educação e demais temas, alertando para os métodos empregados pelos aliciadores de menores – que costumam agir nas imediações das escolas –, e reforçando a importância da presença dos pais no papel de educadores, já que muitos destes terceirizam a educação dos filhos, ignorando que sem o amparo familiar os esforços dos demais agentes resulta em pouco efeito.
O major Adilson Alves de Macedo afirmou que as ações da Polícia Militar estão focadas em uma aproximação cada vez maior com a população, no sentido de fazer com que as informações cheguem até as autoridades competentes para que ações efetivas possam ser adotadas no combate a criminalidade, sobretudo no que diz respeito à prevenção de ocorrências, que é o objetivo maior da segurança pública.
O subcomandante do 10º BPM destacou também que por mais que os esforços sejam feitos, a demanda sempre será maior do que os recursos disponíveis, o que exige precisão por parte das ações dos agentes da segurança pública, motivo pelo qual são feitos estudos de todas as questões, na busca pela priorização do atendimento dos casos mais urgentes, evitando-se assim o emprego desnecessário de recursos materiais e humanos.
Os conselheiros e demais representantes dos bairros elogiaram a operação de pacificação da Polícia Militar no bairro Tiradentes, que diminuiu os índices de criminalidade em todos os sentidos. Segundo a aspirante Paula Tiemy Nogueira, entre os resultados verificados na operação destacam-se a diminuição dos roubos e furtos em 70% e 20% respectivamente e o aumento de 66% da apreensão de drogas. A intenção agora é implantar uma Base Comunitária de Segurança no bairro Tiradentes, reforçando a filosofia de Polícia Comunitária.
O investigador da Polícia Civil Francisco de Melo enfatizou que a polícia não trabalha sem informação, sendo essencial que o contato entre os moradores, representantes de bairro e agentes de segurança pública seja permanente, já que as questões só serão resolvidas caso cheguem ao conhecimento das autoridades.
Encerrando a reunião, foram deliberadas as pautas referentes à realização da troca da presidência do CCS da região do Bandeira, sendo que os candidatos podem se inscrever nos próximos dias para concorrerem ao cargo, na eleição que se realizará no dia 20 deste mês, no Centro Comunitário do bairro Vila Carlota, das 19h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário