sexta-feira, 20 de abril de 2012

Encontro Nacional de Polícia Comunitária garante mais capacitação ao Estado

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul terá mais capacitação voltada à prática da filosofia da Polícia Comunitária. Serão seis novas turmas do Curso Nacional de Polícia Comunitária, sendo cinco para promotor e uma para multiplicador. A informação é do coordenador estadual do programa, tenente-coronel Carlos de Santana Carneiro, que representou o Estado no Encontro Técnico dos Coordenadores Estaduais de Polícia Comunitária, realizado nos dias 12 e 13 deste mês em Maceió (AL).
Conforme Carlos Santana, a necessidade da capacitação é constante. “Já levamos o curso a cerca de 3700 profissionais da segurança pública, representantes de outros órgãos governamentais e integrantes da sociedade civil. Nosso objetivo é qualificar o maior número possível de policiais e envolver também as lideranças comunitárias nesse processo”, garantiu.
O encontro foi promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e teve como foco a interatividade e troca de experiências, bem com traçar diretrizes para a construção de uma Política Nacional de Polícia Comunitária.
Teve destaque no encontro a discussão sobre a criação de Política Nacional de Polícia Comunitária. Segundo o representante de MS, os 26 coordenadores elaboraram a partir dos eixos gestão institucional, capacitação e mobilização social uma proposta subsidiária que será analisada pela equipe técnica do Ministério da Justiça.
Segundo o coordenador foram dois dias de trabalho ricos em debates. “As experiências apresentadas, respeitando as regionalidades vem ao encontro das ações que estamos desenvolvendo no Estado. Visitas comunitárias, patrulha comunitária, ativação de bases fixas e móveis. É a confirmação de que estamos no caminho certo”, concluiu 

Daniela Moralles

Nenhum comentário:

Postar um comentário