sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Policial se solidariza com desejo de menino e localiza pai desaparecido há 12 anos

Uma mulher de 30 anos conseguiu localizar o pai de seu filho, desaparecido há quase 12 anos, graças a um policial militar que pesquisou informações a respeito do homem no Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO) e conseguiu obter informações acerca do paradeiro do mesmo.
A mulher afirmou que procura pelo ex-companheiro desde que ele a deixou, com o filho então recém nascido. Ela conta que mesmo tendo acionado a Defensoria Pública, ido até a Justiça Itinerante e recorrido a advogados, até o dia de ontem não tinha informações sobre onde encontrá-lo.
Segundo ela, a única informação obtida ocorreu logo após o desaparecimento do homem, quando ela o viu em um comercial de TV, numa propaganda de calçados. Na ocasião ela teria obtido informações de que ele estava morando em Cuiabá, capital de Mato Grosso, porém depois disso não conseguiu saber mais nada.
O menino, que tem uma má formação genética, já passou por nove cirurgias na boca e 10 no ouvido, precisando ainda realizar mais algumas intervenções para se recuperar completamente. Como tais cirurgias são feitam somente na cidade de Bauru, no interior do estado de São Paulo, a mãe conta que é muito difícil arcar sozinha com todas as despesas necessárias, mas que, apesar de tudo, vem conseguindo superar as dificuldades por todos esses anos.
Uma das motivações que a levaram a procurar pela Polícia Militar se deveu ao desejo manifestado pelo seu filho de ganhar como presente de 12 anos o direito de conhecer o próprio pai. A mãe conta que decidiu tentar mais uma vez saber a respeito do ex-companheiro e, através deste esforço, conseguiu sucesso no objetivo.
O soldado Alexandre foi procurado pela mulher no pelotão Moreninhas e resolveu verificar a respeito. Graças ao sistema de checagem, o policial conseguiu entrar em contato com a mãe do homem e, através dela, pode saber sobre a localização do mesmo, bem como conversar com ele via telefone.
O homem, que se encontra na capital do estado de São Paulo, não quis entrar em detalhes sobre os motivos que o levaram a deixar a mulher, porém disse estar disposto a cumprir com o desejo do filho e fará todos os esforços para reencontrá-lo no próximo dia 15, quando o menino fará 12 anos.
Na data de hoje (03), a mãe do menino visitou a ex-sogra, sendo que esta se mostrou bastante contente com o inesperado desfecho que a história teve depois de tantos anos. A esperança da mãe do menino é de que o pai possa ao menos estar mais presente na vida dele, ajudando na sua educação e formação.

Reunião do Conselho Comunitário discute eleição e Segurança Pública na região do Bandeira

Na noite desta quinta-feira (02), aconteceu, no Centro Comunitário da Vila Carlota, a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) da região do Bandeira, com o fim de discutir assuntos relacionados à segurança pública e à eleição para presidência do Conselho que acontecerá no próximo dia 20.
Estiveram presentes o presidente do CCS, Tércio Pessoa de Souza, o subcomandante do 10º Batalhão de Polícia Militar major Adilson Alves de Macedo, a comandante da área do bairro Tiradentes, aspirante Paula Tiemy Nogueira, o comandante da área das Moreninhas, aspirante Gustavo Gonçalves Cardoso, o investigador da Polícia Civil do 4º Distrito Policial (DP), Francisco de Melo, entre diversos representantes dos bairros que compõem a região.
Na ocasião foram destacados diversos temas, tais como a necessidade de destinação mais rápida por parte do poder público para prédios que se encontram abandonados e que são comumente ocupados por traficantes e usuários de drogas, assim como a manutenção de terrenos baldios e áreas de pouca iluminação, que geram insegurança entre a população por serem locais onde criminosos costumam agir.
Foi também chamada à atenção para a necessidade de ações cada vez mais incisivas no combate ao tráfico de drogas e no reforço de políticas que visem o tratamento dos usuários de substâncias entorpecentes; realização de rondas policiais cada vez mais constantes em pontos de maior incidência de crimes; e para que sejam ministradas cada vez mais palestras nas escolas e nos centros comunitários abordando assuntos relacionados à segurança, saúde, educação e demais temas, alertando para os métodos empregados pelos aliciadores de menores – que costumam agir nas imediações das escolas –, e reforçando a importância da presença dos pais no papel de educadores, já que muitos destes terceirizam a educação dos filhos, ignorando que sem o amparo familiar os esforços dos demais agentes resulta em pouco efeito.
O major Adilson Alves de Macedo afirmou que as ações da Polícia Militar estão focadas em uma aproximação cada vez maior com a população, no sentido de fazer com que as informações cheguem até as autoridades competentes para que ações efetivas possam ser adotadas no combate a criminalidade, sobretudo no que diz respeito à prevenção de ocorrências, que é o objetivo maior da segurança pública.
O subcomandante do 10º BPM destacou também que por mais que os esforços sejam feitos, a demanda sempre será maior do que os recursos disponíveis, o que exige precisão por parte das ações dos agentes da segurança pública, motivo pelo qual são feitos estudos de todas as questões, na busca pela priorização do atendimento dos casos mais urgentes, evitando-se assim o emprego desnecessário de recursos materiais e humanos.
Os conselheiros e demais representantes dos bairros elogiaram a operação de pacificação da Polícia Militar no bairro Tiradentes, que diminuiu os índices de criminalidade em todos os sentidos. Segundo a aspirante Paula Tiemy Nogueira, entre os resultados verificados na operação destacam-se a diminuição dos roubos e furtos em 70% e 20% respectivamente e o aumento de 66% da apreensão de drogas. A intenção agora é implantar uma Base Comunitária de Segurança no bairro Tiradentes, reforçando a filosofia de Polícia Comunitária.
O investigador da Polícia Civil Francisco de Melo enfatizou que a polícia não trabalha sem informação, sendo essencial que o contato entre os moradores, representantes de bairro e agentes de segurança pública seja permanente, já que as questões só serão resolvidas caso cheguem ao conhecimento das autoridades.
Encerrando a reunião, foram deliberadas as pautas referentes à realização da troca da presidência do CCS da região do Bandeira, sendo que os candidatos podem se inscrever nos próximos dias para concorrerem ao cargo, na eleição que se realizará no dia 20 deste mês, no Centro Comunitário do bairro Vila Carlota, das 19h às 21h.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Policiais do 10º BPM apreendem duas espingardas calibre 44 na capital

Homem alegou possuir armas por hobby
Policiais do 10º BPM apreenderam na noite deste sábado duas espingardas calibre 44 e mais de cem munições de diversos calibres. Um homem foi preso pelo porte ilegal das armas.
O fato ocorreu por volta das 20h40 quando uma viatura da Polícia Militar da área do 10º BPM foi acionada para atender a uma solicitação de violência doméstica.
Chegando ao local informado, os policiais entraram em contato com uma mulher de 29 anos que disse haver brigado com seu amásio, de 40 anos, e ter sido agredida pelo mesmo com tapas e socos.
A mulher disse ainda ter sido ameaçada de morte, caso acionasse a polícia, e que depois da discussão ela teria deixado a residência, sendo que a alguns metros de distância ouviu disparos de arma de fogo, que acredita terem sido efetuados pelo amásio.
A mulher afirmou que depois de um tempo retornou à sua casa e que o amásio já não se encontrava pelo local, momento em que ela acionou a PM. A mulher relatou ainda que o acusado possuía diversas armas de fogo e indicou o local onde ele as guardava na residência.
Os policiais encontraram então as duas espingardas e as munições, sendo que algumas destas deflagradas.
O acusado foi localizado instantes depois, sendo que negou ter agredido ou ameaçado a amásia, confirmando que possuía as armas de fogo por hobby e que jamais havia ferido ninguém, tampouco possuía qualquer passagem pela polícia.
O homem, que possui uma marmoraria adjunta à sua residência alegou ter adquirido as armas de clientes, não sabendo oferecer detalhes acerca de seus nomes e endereços. Ele afirmou ainda ter efetuado disparos na marmoraria, como costuma fazer algumas vezes, dizendo que se trata apenas de “distração”, ainda que tivesse consciência da ilegalidade.
Os policiais apreenderam as armas e munições, e conduziram as partes até a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) da Vila Piratininga.